sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Pró-Sangue precisa de doadores do tipo O

Estoque de sangue O positivo e O negativo está em patamar crítico

A Fundação Pró-Sangue, responsável pelo abastecimento de 128 hospitaisda Região Metropolitana de São Paulo, está necessitando de doadores O positivo e O negativo. O estoque de bolsas destes dois fatores está no patamar crítico.

Algumas ações como a convocação de doadores por telefone, e-mail e SMS foram tomadas. Mas o apoio da população é muito importante para a regularização do estoque.

O sangue O positivo é o mais frequente na população brasileira. Mas o sangue O negativo, por sua vez, é mais raro no país e é apenas encontrado em cerca de 6% dos doadores brasileiros. Este último tem caráter universal, podendo ser doado para pessoas de todos os tipos sanguíneos. É muito utilizado em casos emergenciais e sofre grande oscilação em época de férias escolares, inverno e feriados.

Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde, vir alimentado, estar descansado (ter dormido 6 horas nas 24 horas anteriores à doação), ter entre 16 e 67 anos, pesar no mínimo de 50 kg e trazer documento de identidade original com foto (para menores, documentos exigidos estão no site da Pró-Sangue).

No mais, se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana ara que esteja novamente apta à doação. Mais informações no site da Pró-Sangue.

Nenhum comentário: