São oferecidas oportunidades gratuitas de formação no Via Rápida Emprego, nos cursos técnicos do Centro Paula Souza e no ensino superior
Principal centro de produção de conhecimento nos mais diversos segmentos ligados ao design, o Estado de São Paulo investe na criação de novos cursos para atender a um setor que amplia o mercado de trabalho e exige cada vez mais profissionais especializados. Uma das medidas colocadas em prática este ano foi a inclusão dessa capacitação no Via Rápida Emprego, programa de qualificação profissional coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, com até três meses de duração. A formação de novos designers também está disponível em cursos técnicos gratuitos do Centro Paula Souza e até no programa de doutorado da Universidade Estadual Paulista (Unesp).A predominância no design paulista no mercado nacional é referendada pelos prêmios conquistados em concursos nacionais e internacionais. Dos 87 vencedores da edição 2011 do Prêmio International Design Excellence Awards (IDEA/Brasil), 29 estão localizados em São Paulo, o que representa 33% do total do País. A qualidade do ensino é um dos principais motivos que fazem o Estado ocupar esse lugar no setor.
No nível técnico, o Centro Paula Souza oferece mais de 3.200 vagas nos cursos de Design de Interiores, Design de Móveis, Calçados, Informática para Internet (web design), Comunicação Visual (design gráfico) e Modelagem do Vestuário, em unidades espalhadas por mais de 60 municípios do Estado, com índice de empregabilidade de 73%. As inscrições para o processo seletivo do 1° semestre de 2012 já estão abertas e podem ser feitas até o dia 18 pelo site www.vestibulinhoetec.com.br. "Ao mesmo tempo em que falta emprego, sobram-se vagas no mercado de trabalho por falta de qualificação profissional. O esforço do governo é para oferecer cursos com qualidade reconhecida, aumentando as chances de colocação profissional", explica o secretário Paulo Alexandre Barbosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário