O governador Geraldo Alckmin e o secretário de Estado da Educação, professor Herman Voorwald, anunciaram nesta quarta-feira, 28, a abertura das inscrições para a Rede Ensino Médio Técnico. Lançado em julho, o programa tem como proposta articular a rede estadual ao ensino técnico e será executado pela Secretaria de Estado da Educação, por meio de 231 instituições de educação profissional credenciadas em 91 municípios, inclusive da Grande São Paulo.
"Abrimos um chamamento público para escolas do setor privado e contratamos 3.235 vagas. Então o aluno fará o Ensino Médio no período da manhã, por exemplo, e, à tarde, o Ensino Técnico, em 91 municípios. São mais de 30 mil vagas para alunos que estão no segundo ano do Ensino Médio", afirmou o governador Geraldo Alckmin.
O aluno selecionado cursará o Ensino Médio na rede estadual e o técnico em uma das instituições credenciadas pela Secretaria mediante chamada pública. São oferecidos 417 cursos no total, que contemplam 58 especializações, com 30 mil vagas distribuídas na capital e em 90 municípios da Grande São Paulo e interior.
Podem se cadastrar estudantes matriculados este ano na 2ª série do Ensino Médio e na Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede estadual. As inscrições podem ser feitas até 14 de outubro no portal da Secretaria da Educação (www.educacao.sp.gov.br), que também dispõe da relação de cursos. Caso o número de inscritos supere o de vagas, os alunos serão escolhidos por meio de sorteio, que será realizado em 18 de outubro, respeitando a distribuição proporcional a todas as regiões.
Um comentário:
Sem duvida foi um grande passo para a formação profissional desses jovens.
Mas, nao sei como foram direcionados os cursos para cada municipio,uma vez que Campinas sendo a Metrópole que é e rodeada por industrias automobilisticas e tecnologicas,alem de petroliferas e usinas,receba apenas cursos como,estetica,tecnico cozinha e nao Quimica/Bioquimica/Automaçao/Logistica ou entao açucar e alcool.
Estamos esperando.
Postar um comentário