quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Paraolimpíada escolar terá mais de 1,2 mil atletas

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com o Comitê Paraolímpico Brasileiro, a Prefeitura de São Paulo e o Comitê de Apoio ao Paradesporto do Estado de São Paulo, realiza de 27 a 30 de agosto, na cidade de São Paulo, as Paraolimpíadas Escolares 2011. Os atletas inscritos somam 1.211 e a equipe técnica, 609, totalizando 1.831 participantes.

O número de participantes em 2011 supera a expectativa do Comitê Paraolímpico Internacional, que contava com 1,5 mil pessoas, entre atletas, técnicos e dirigentes de todo o Brasil. Segundo a secretaria, é um dos maiores eventos do mundo, envolvendo estudantes e o paradesporto.

O evento é destinado aos alunos com deficiência física, intelectual e visual, entre 12 e 19 anos, e que estejam regularmente matriculados no ensino fundamental e médio, que participam por meio de representações enviadas pelas unidades da Federação. Em 2011, foram 24 os Estados inscritos.

Serão oferecidas dez modalidades esportivas reconhecidas pelo Comitê Paraolímpico Internacional. No aspecto técnico, as Paraolimpíadas Escolares 2011 é uma das principais bases de referência para a escolha de atletas de acordo com o Planejamento Estratégico do Comitê Paraolímpico Brasileiro, objetivando a formação da equipe nacional para os Jogos Paraolímpicos Rio 2016. A competição tem a chancela do Ministério do Esporte e também é o único evento que qualifica os alunos atletas com deficiência para o programa Bolsa Atleta na categoria escolar. As competições das Paraolimpíadas Escolares 2011 ocorrem em vários locais da cidade de São Paulo (veja aqui).

Nenhum comentário: