terça-feira, 3 de maio de 2011

Novo game pode ajudar crianças autistas

Console ensina crianças autistas a realizar pequenas tarefas como lavar as mãos

Abril foi o mês da conscientização do autismo e dois estudos, um publicado na revista Intellectual and Developmental Disabilities, e o outro publicado na revista Education and Training in Developmental Disabilities, mostraram que um novo videogame ajuda as crianças com autismo e necessidades intelectuais especiais a aprender novas habilidades de independência.

"Small Steps, Big Skills" é o novo videogame com desenvolvimento e pesquisa financiados pelo Departamento de Educação dos EUA que combina métodos de análise de comportamento aplicado (ABA, Applied Behavior Analysis) de modelagem por vídeo e estratégia que parte do menor estímulo para maior para ensinar 22 habilidades de independência.

As sessões de aprendizagem começam com a modelagem por vídeo, depois as crianças praticam a habilidade usando uma versão simulada da estratégia do menor para o maior estímulo. A modelagem de vídeo é um método em que as habilidades são ensinadas por meio de um vídeo da habilidade utilizada corretamente.

A estratégia do menor para o maior estímulo é um método em que a habilidade é dividida em uma sequência de etapas. Por exemplo, lavar as mãos envolve abrir a torneira, molhar as mãos, pegar o sabonete, etc. A criança realiza cada uma das etapas de forma independente e passa para a etapa seguinte ou, se a etapa não for realizada corretamente, recebe uma hierarquia de três níveis de estímulo. Isso permite uma "aprendizagem sem erros" ou apoio em cada etapa até que a criança conclua a habilidade. (Fonte: PR Newswire)

Nenhum comentário: