domingo, 22 de maio de 2011

Campinas acordou e a casa caiu - EPTV

Campinas acordou cedo nesta sexta-feira. A casa havia caído! Centenas de policiais iniciavam a execução dos mandados judiciais para efetuar a prisão de 20 pessoas envolvidas nos escândalos de corrupção da Administração Municipal. 20 de maio de 2011,um dia histórico para a nossa cidade, que desde a sua fundação não viu algo semelhante.

Após quase 8 meses de investigações do Ministério Público, coordenadas por um jovem promotor e tendo sido aceita a denúncia resultante desse importante trabalho por um também jovem juiz, a nossa Campinas pode sonhar com o início de novos períodos na gestão da cidade.

Entre os diversos presos levados pelos camburões da Polícia Civil, o Sr Ricardo Cândia,o RC,o homem que chegou na cidade como um administrador público da confiança do Prefeito e tornou-se um operador dos negócios do grupo. Entre os foragidos, os dois mais próximos Secretários do Prefeito. O de Comunicação, Francisco de Lagos e o de Segurança,Carlos Henrique Pinto.A Secretária-Chefe de Gabinete e esposa do Prefeito Dr Hélio, a toda poderosa Dra Rosely só não foi presa por força de um habeas corpus preventivo. O vice-prefeito Demétrio Vilagra também teve a sua prisão decretada, mas não pode ser considerado um foragido por estar em oportunas férias no exterior.

Chegou a hora da verdade. Definitivamente Campinas não é Corumbá. A invasão de tantos personagens de comportamentos estranhos na Administração Municipal resultou na investigação do Ministério Público que teve legitimidade para representar os interesses da população. Hoje, com interesse, a população viu uma outra invasão: a dos policiais seguindo uma ordem judicial que, no mínimo, serve de exemplo às gerações futuras que o crime não compensa.

Incrível notar a inércia do Prefeito Dr Helio. Isolado e incapaz de uma única palavra esclarecedora da situação constrangedora em que se encontra: sua esposa e articuladora maior do governo impedida de ser presa por mandado preventivo e seus dois principais secretários foragidos da Polícia. Incrível ainda continuarem em seus cargos. A cidade não merece!! Desde o início da crise, nosso Prefeito não realizou qualquer defesa, não afastou nenhum acusado, não tentou ao menos liderar o seu grupo. Imaginar que a Dra Rosely voltou de uma licença médica com uma desastrosa entrevista e seguiu a vida normalmente, assim como o Sr de Lagos, o Sr Carlos Henrique, o Sr Cândia. Fica difícil imaginar que fizeram tão pouco da população de Campinas e que se basearam apenas na blindagem que a base do Prefeito na Câmara Municipal parecia garantir.

Se até hoje as denúncias nada apontaram contra o Prefeito, seu silêncio transmite à população o seu rabo preso com os encarcerados e foragidos. Teve ele o devido tempo para restaurar sua autoridade e não o fez. A Câmara Municipal parece agora mais sensível aos fatos tristes e notórios e já criou uma comissão para acompanhar de perto todas as denúncias. Entre a blindagem ao Prefeito ou o instinto de preservação dos vereadores,lembre-se que o ano que vem será de eleições.

Da nossa parte, continuaremos a cumprir o nosso dever. Informando a população o que fizemos desde o início das investigações, muitas vezes de forma exclusiva, com isenção e responsabilidade. É a nossa maneira de fazer jornalismo, acreditando que nossa audiência e nossos leitores merecem a absoluta verdade, que ajuda a construir uma grande cidade.


Fonte: REPRODUÇÃO DO EDITORIAL DA EPTV

Nenhum comentário: