sexta-feira, 8 de abril de 2011

Paixão de Cristo em PE terá áudiodescrição

O Centro de Estudos Inclusivos, da Universidade Federal de Pernambuco, após vários esforços, através da sua colaboradora Liliana Tavares, promoverá pela primeira vez a áudiodescrição do tradicional espetáculo Paixão de Cristo, realizado anualmente em Nova Jerusalém (PE).

Esta 44ª apresentação na cidade-teatro, a fim de garantir a acessibilidade de todos, contará com a participação do consultor Francisco Lima e dos áudiodescritores componentes do grupo Imagens que falam Andreza Nóbrega, Ernani Ribeiro, Liliana Tavares e Paulo Vieira.

O espetáculo acessível Paixão de Cristo, sempre realizado na primeira sexta-feira da temporada, acontecerá em 15/04. Plínio Pacheco, idealizador e construtor da cidade-teatro de Nova Jerusalém, em 1962, ergueu sete torres e sete portas. Este ano, mais uma porta será aberta pela Sociedade Teatral da Paixão de Cristo (STFN) para a efetivação dos direitos humanos das pessoas com deficiência, com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH), do Estado de Pernambuco, da Luck Turismo e da Universidade Federal de Pernambuco.

in loco (e por meio da áudiodescrição) será possível compreender a beleza desta temporada da STFN e vislumbrar a paisagem da cidade-teatro, tão semelhante à da Judéia. Lá, onde público e figurantes se confundem, a grande história de fé, esperança e emoção será contada por 550 atores e figurantes em nove monumentais palcos–plateias, com cenários grandiosos, como o Palácio de Herodes, o Fórum de Pilatos, o Templo de Jerusalém e o Cenáculo.

A STFN traz uma oportunidade ímpar de o espectador sentir-se partícipe da fascinante história da humanidade.

O ingresso será franqueado aos espectadores com deficiência visual, inicialmente, para 50 usuários do serviço da áudio-descrição. A Luck Turismo disponibilizará transporte gratuito, com itinerário Recife X Nova Jerusalém, retorno marcado para logo após o término do espetáculo aos 50 atendidos pelo serviço. (Fonte: Blog Tô Dentro)

Nenhum comentário: