sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

MP denuncia delegado que agrediu cadeirante no interior de SP

Briga começou por causa de uma vaga exclusiva para deficientes físicos. Ele foi denunciado pelos crimes de injúria, ameaça e lesão corporal dolosa.

O Ministério Público em São José dos Campos, a 97 km da capital paulista, ofereceu na quinta-feira (27) denúncia contra o delegado Damasio Marino pelos crimes de injúria, ameaça e lesão corporal dolosa. Ele é suspeito de agredir o cadeirante Anatole Magalhães Macedo Morandini, no dia 17. A briga começou por causa de uma vaga exclusiva para deficientes. A defesa do delegado disse que só irá se pronunciar após ter acesso à denúncia.

O promotor ofereceu a denúncia ao juiz da 4ª Vara Criminal do município. Os crimes atribuídos pela Promotoria ao delegado, que está afastado do cargo, são agravados por abuso de autoridade e violação de dever.

Morandini, que é advogado, disse ter sido agredido após ter ido conversar com o delegado Marino, do 6º Distrito Policial de São José, que estacionou em uma vaga especial, perto de um cartório da cidade.

As versões do delegado e do cadeirante, porém, diferem em relação à agressão que se seguiu. O cadeirante disse que foi insultado, recebeu uma coronhada na cabeça e teve o rosto atingido pela ponta da arma do delegado. O delegado nega ter sacado a pistola. “Ele deu dois tapas no rosto dele. Apenas reagiu a uma cusparada”, afirmou o advogado de defesa de Damásio Marino, Luiz Antonio Lourenço da Silva. Questionado sobre o fato de o policial ter estacionado em uma vaga exclusiva, o defensor afirmou que a noiva de Marino, grávida de 4 meses, não se sentia bem.

O laudo do Instituto Médico-Legal (IML) apontou que o deficiente teve ferimentos na cabeça, olhos e lábio superior, causados por um “objeto contundente”. Com base no laudo, nas provas e testemunhas, o "objeto contundente" pode ser entendido como a arma do policial. A defesa do delegado afirmou que o termo “objeto contundente” é vago e que não há como afirmar que seja uma arma. (Fonte: G1)

Nenhum comentário: