quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Campinas ganha floresta urbana protegida por lei

O Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema) aprovou ontem (21/12/2010) a criação, em Campinas, da Floresta Estadual Serra D’Água emfazenda de propriedade do Estado, no Parque Jambeiro. Com o aval do Consema, a previsão é que o governo do Estado edite decreto ainda este ano, criando a unidade de conservação e tornando aquela área especialmente protegida por lei. A Serra D’Água será a terceira floresta do Estado — as outras são a Floresta Nacional de Capão Bonito e a Floresta Nacional de Ipanema, em Iperó.

No início do ano o governador Alberto Goldman (PSDB) enviou à Assembleia Legislativa projeto de lei pedindo autorização para vender 486,7 mil metros quadrado de uma área com matas, córregos e cachoeira às margens da Estrada Velha São Paulo-Campinas. A propriedade, com densa vegetação, equivale a praticamente metade do Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim. Ela integra a antiga Fazenda Serra D’Água, adquirida pelo Estado em 1939 e que teve parte doada ao Exército para a instalação de criação de cavalo.

A criação da floresta estadual é também uma antiga reivindicação da deputada estadual Célia Leão, que solicitou ao governo paulista que fossem feitos estudos pelas secretarias de Agricultura e Meio Ambiente para a criação de uma unidade de conservação no local.

“A Floresta Estadual Serra D´Água vai frear a especulação imobiliária e possibilitar a sobrevivência de um espaço ainda com características de floresta na região de Campinas. A decisão do Consema merece o nosso apoio e aplauso”, ressalta a deputada Célia Leão.

O projeto prevê R$ 468 mil para proteger a área, com a implantação de aceiro, sinalização, alambrado, duas bases de fiscalização, contratação de vigilância, limpeza e para a elaboração do plano de manejo. Segundo relatório do Instituto Florestal, a Fazenda Serra D’Água é recoberta por espécies vegetais exóticas em 62,6% do território.

Nenhum comentário: