quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Univesp - Universidade Virtual do Estado de São Paulo

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) foi criada pelo decreto nº 53.536 de 9 de outubro de 2008 com o objetivo de ampliar o acesso à educação superior pública, em parceria com as três universidades paulistas - USP, a Unicamp e a Unesp – e com o Centro Paula Souza. A estrutura consorciada da Univesp agrega ainda outras importantes instituições, entre elas a Fundação Padre Anchieta, a Fapesp, a Fundap e a Imprensa Oficial.

Os cursos a serem oferecidos pela Univesp têm o seu projeto acadêmico e seus conteúdos formulados pelas universidades que os propõem. São elas também as responsáveis pelo processo de seleção para o ingresso dos estudantes, bem como pela avaliação de seu desempenho nos cursos.

Os cursos da Universidade Virtual serão desenvolvidos em parceria com as três universidades estaduais de São Paulo (USP, Unicamp e Unesp) e com o Centro Paula Souza, responsável pelas Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado.

Destinado, principalmente, a professores da rede pública e privada de São Paulo, o curso de pedagogia promovido pela Unesp será o primeiro oferecido e terá inicialmente 1.350 vagas. As aulas terão início no primeiro semestre de 2010. Ao longo dos próximos dois anos serão abertas cinco mil vagas.

Com 40% das atividades no modo presencial, em atividades realizadas nos cerca de 30 polos distribuídos pelo Estado, o curso terá três anos de duração e carga horária total de 3.390 horas. Além deste, a Unesp também oferecerá especialização em Filosofia: serão 750 vagas e o processo seletivo acontecerá ainda neste ano.

No segundo semestre de 2010, serão abertas 3.200 vagas na graduação semipresencial "Tecnologia em Processos Gerenciais". Realizado em parceria com o Centro Paula Souza, será o primeiro curso tecnológico público à distância no Estado.

“A Univesp é uma das maiores conquistas do governo de São Paulo no setor da educação. O ensino à distância vai democratizar ainda mais os estudos e permitir que muito mais pessoas possam ter formação superior em nosso Estado, e por isso o sitema conta com nosso total apoio”, ressalta a deputada Célia Leão, que é presidente da Comissão de Cultura, Ciência e Tecnologia da Alesp.

Como funciona
Para chegar ao grande público, que pretende atingir com o que há de mais avançado em tecnologia de Internet para fins educacionais, o Programa Univesp optou pelo Tidia-Ae, uma plataforma dotada de diversas ferramentas como fórum, mecanismos de busca, calendários, cadernos de anotações, filmes e áudios - todas próprias para esta finalidade. O Projeto Tidia, financiado pela Fapesp, reúne diversos grupos de pesquisa do Estado de São Paulo.

Univesp TV
O evento marcou também a estreia da Univesp TV e a inauguração do Espaço Univesp, antigo Teatro Franco Zampari. Reformado e adaptado, o local vai funcionar como sede física do programa. No espaço, serão realizados encontros, palestras, seminários e conferências da iniciativa.

A participação da Fundação Padre Anchieta, com a implantação da tecnologia digital no seu sistema de televisão, permitiu que fosse criada a Univesp-TV, um canal aberto dedicado exclusivamente à programação da universidade virtual.

Além do canal digital, o programa semanal Univesp TV, veiculado pela TV Cultura desde abril, todas as terças-feiras, às 23h10, traz o melhor do conteúdo do canal digital em séries de conteúdo educativo.

Cursos Oferecidos
  • Curso de Graduação em Pedagogia
  • Curso de Especialização em Filosofia
  • Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais
  • Curso Extra Curricular de Inglês Básico
  • Curso Extra Curricular de Espanhol Básico
Mais informações no site http://www.univesp.ensinosuperior.sp.gov.br

Nenhum comentário: