sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

SP registra menor índice de mortalidade infantil e gravidez precoce

Secretaria da Saúde tem importantes recordes no ano, marcados também pela inauguração de AMEs e sucesso da Lei Antifumo

São Paulo anunciou, em 2009, recorde histórico no esforço pela redução do índice de mortalidade infantil. Dados divulgados pela Secretaria da Saúde mostram que a taxa chegou a 12,5 óbitos de crianças menores de um ano por mil nascidas vivas. Ano a ano, o Estado vem conseguindo reduzir as mortes infantis, que, em 2007, estavam em 13.

Procurando diminuir ainda mais estes números, neste ano o Governo paulista deu início ao maior programa de combate à mortalidade infantil e materna já criado no Estado. O investimento em capacitação de médicos e enfermeiras, aquisição de equipamentos para melhoria da assistência hospitalar e distribuição de materiais de orientação às gestantes e aos municípios paulistas são os pilares do projeto. O investimento em qualificação poderá chegar à casa de R$ 850 mil.

A secretaria também irá distribuir, em todo o Estado, 400 mil exemplares da Carteira da Gestante, com informações a serem preenchidas sobre o atendimento realizado nas Unidades Básicas de Saúde e dicas de cuidados durante a gestação, além de 5 mil manuais sobre assistência pré-natal aos profissionais que trabalham nos postos de saúde.

Nenhum comentário: