terça-feira, 17 de novembro de 2009

ARTIGO: Turismo e hotelaria precisam caminhar juntos

O setor de turismo no Brasil, especialmente no nosso Estado de São Paulo, vive um momento de expansão, apesar da crise externa, que afetou consideravelmente o segmento em outros países. Especialistas e empresários do setor detectaram que a taxa média de ocupação dos hotéis teve pouca oscilação neste período e manteve o setor praticamente estável, inclusive com algum crescimento em determinadas áreas.

Esse panorama deve sofrer uma considerável elevação a partir do próximo ano, levando-se em conta a sinalização do final da crise econômica internacional e a vinda de grandes eventos como a Copa do Mundo de 2012 e as Olimpíadas de 2016 para o Brasil. E tudo isso exige uma postura ainda mais empreendedora por parte dos empresários do setor hoteleiro nacional. Será preciso, desde já, dar início à expansão dos locais de hospedagem devido à grande demanda que acena para o setor nos próximos anos.

Em São Paulo, que responde por 19,4% dos postos de trabalho no setor de turismo e com cerca de 5.700 estabelecimentos de hospedagem (de acordo com informações da Secretaria de Esportes e Turismo), o setor hoteleiro exige uma atenção mais que especial. O Estado é um dos que mais recebe turistas domésticos e estrangeiros e a tendência é o crescimento bastante significativo do setor por aqui.

É sempre bom ressaltar e lembrar que não existe turismo sem um setor hoteleiro eficiente, apto a receber um público cada vez mais exigente. O governo paulista tem feito a sua parte em relação à infra-estrutura do Estado, com uma malha rodoviária impecável, apoio ao setor de serviços, a ampliação e modernização dos aeroportos e, mais recentemente, a instalação do trem de alta velocidade (TAV), que vai ligar o Estado de São Paulo ao Rio de Janeiro.

A médio prazo, o potencial turístico de São Paulo vai chegar a níveis de padrão internacional, nos segmentos business, turismo ecológico, rural, histórico e de aventura. O que torna cada vez mais necessário o diálogo empreendedor entre os setores de turismo e hotelaria.

Neste quesito, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de São Paulo (ABIH) tem cumprido seu papel de maneira bastante eficiente. Há 60 anos a instituição promove a interação da indústria hoteleira em nosso estado, congregando mais de 300 estabelecimentos do setor, das mais diversas categorias e gêneros.

A ABIH representa um importante mecanismo neste diálogo empresarial, buscando sempre a expansão turística, com qualidade e padronização internacional para o setor. E não há como pensar em expansão e qualidade sem a consolidação dos objetivos comuns entre as empresas que atuam no setor de turismo e hoteleiro.

Fica aqui, desde já, o nosso compromisso de total apoio nesta caminhada. Turismo e hotelaria representam hoje um dos maiores mercados de trabalho e um dos que mais acenam com uma participação ativa e real para o desenvolvimento, não somente do Estado de São Paulo, mas de todo o Brasil. Por isso mesmo, merece e necessita de todo apoio, tanto por parte do Legislativo, quanto do Executivo paulistas.

Parabéns pelos 60 anos da ABIH, a toda sua diretoria, funcionários e associados. Que juntos, possamos construir um futuro muito mais empreendedor e mais brilhante para todos nós.

Célia Leão
Deputada Estadual pelo PSDB e presidente da Frente Parlamentar de Turismo da Assembleia Legislativa de São Paulo.

Nenhum comentário: