sexta-feira, 9 de outubro de 2009

NOBEL DA PAZ


O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, comentou nesta quinta-feira em discurso oficial o recebimento do Prêmio Nobel da Paz. "Eu estou surpreso e honrado com a decisão. Não sinto que eu mereça estar na companhia de tantas figuras notáveis que já ganharam esse prêmio, pessoas que inspiraram muita gente no mundo e até a mim mesmo. Mas esse prêmio reflete o tipo de mundo que os EUA querem alcançar", afirmou Obama.


"Minha administração pretende estabelecer mundialmente uma nova era de compromisso, na qual todas as nações devem assumir a responsabilidade pela paz que procuramos. Não podemos aceitar um mundo com armas nucleares com fins militares, e é por isso que temos nos esforçado para garantir uma realidade sem tais armamentos. Todos os países têm direito a ter essas armas, mas com fins pacíficos", disse o líder americano.

No entanto, de acordo com Obama, um mandato não é suficiente para resolver essa questão, que deve ser abordada "não apenas por um país ou um líder", mas tratada "como um compromisso global, que deve ser dividido com todas as nações do mundo".

Obama falou ainda sobre questões como pobreza, segurança e desemprego. "Não podemos aceitar um mundo onde as pessoas são negadas oportunidades e dignidade, onde estão expostas à falta de saúde, à violência, e ao desemprego, sem esperanças para o futuro. Essas são questões com as quais me preocupo todos os dias", acrescentou. (Fonte: Folha on Line)

Nenhum comentário: