
Criado em 2008, o Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ) tem como objetivo capacitar o cidadão desempregado, aumentando suas chances na busca por um novo emprego.
Os cursos oferecidos pelo PEQ são gratuitos e tem matérias de habilidades específicas (aulas teóricas e práticas sobre a profissão) e habilidades gerais, como reforço do ensino básico.
Até 2010, o PEQ deverá beneficiar 180 mil pessoas em todo o Estado de São Paulo. O material didático, também gratuito, contém apostilas inéditas e DVDs, que são exibidos em sala de aula. As aulas são ministradas nas unidades do Centro Paula Souza, Senac, Senai, Avape e Adeva.
O programa foi elaborado com base no Diagnóstico para o Programa Estadual de Qualificação Profissional, estudo realizado pela Fundação Seade em 22 cidades paulistas - a Caravana do Trabalho, com o objetivo de buscar informações sobre a empregabilidade e a necessidade de mão-de-obra qualificada nas regiões, microrregiões e municípios em todo o Estado de São Paulo.
Enquanto auxilia na recolocação no mercado de trabalho, a Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho também desenvolve o Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (Frente de Trabalho). Entre 2007 e 2008, cerca de 30 mil pessoas foram atendidas pelo programa. O objetivo da Frente de Trabalho é proporcionar ocupação, qualificação e renda aos trabalhadores por meio de uma atividade produtiva e cursos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário