terça-feira, 14 de abril de 2009

São Paulo adere a programa nacional de acessibilidade

Dorina Nowill, reconhecida internacionalmente pelo seu trabalho para a inclusão social de deficientes visuais, será a madrinha da campanha na Cidade.

A cidade de São Paulo aderiu à campanha nacional de Acessibilidade: Siga Esta Ideia, lançada em 2005 pelo Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (Conade). Segundo o ministro Paulo Vanucchi, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, a entrada da capital paulista na campanha pode servir de exemplo para outras cidades do País. “O Brasil pode se inspirar na iniciativa de São Paulo”, disse o ministro, após a assinatura do termo de compromisso. Segundo ele, a importância do ato está na conscientização da sociedade sobre a questão da acessibilidade. “São cerca de 25 milhões de brasileiros que têm enorme potencial de cidadania não exercido”.

Dorina Nowill, reconhecida internacionalmente pelo seu trabalho para a inclusão social de deficientes visuais, será a madrinha da campanha na Cidade. Ela foi a responsável pela implantação, na Escola Caetano de Campos, do primeiro curso em São Paulo para especialização de professores para o ensino de cegos, em 1945.

Durante a cerimônia, o secretário municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida lançou o livreto Dicas de relacionamento com as pessoas com deficiência. Com o objetivo de desestigmatizar o deficiente, a publicação reúne uma série de sugestões de comportamento.

Nenhum comentário: