quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Conheça as Fatecs e Etecs

Abrindo portas para o mercado de trabalho

A educação e a tecnologia são imprescindíveis para o futuro de São Paulo e para a qualidade de vida da população. É no Ensino Técnico e Tecnológico que estão as melhores oportunidades de treinamento qualificado, que abrem as portas do mercado de trabalho para os jovens.

O objetivo deste governo é aumentar o número de Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e de Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e acrescentar mais opções de cursos de acordo com o perfil socioeconômico de cada região.

As novas Fatecs e Etecs vão manter a proposta das unidades já existentes de formar profissionais qualificados de acordo com as vocações regionais. Elas terão, respectivamente, cursos superiores tecnológicos e cursos técnicos profissionalizantes que capacitarão e ajudarão o trabalhador jovem a ingressar no mercado de trabalho da região em que vive.

O Centro Paula Souza, autarquia do Governo do Estado, ligada à Secretaria de Desenvolvimento, administra 151 Etecs e 47 Fatecs - desse total, duas Fatecs serão implantadas em 2009 - em 127 municípios paulistas. No segundo semestre de 2008, a soma de seus alunos ultrapassa 150 mil, e a de docentes, 7 mil. As Etecs oferecem Ensino Médio e 86 cursos técnicos e as Fatecs, 39 cursos superiores de tecnologia.

A alta empregabilidade dos alunos revela a qualidade do ensino. Segundo a última pesquisa realizada pelo Sistema de Avaliação Institucional (SAI), em 2007: 77% dos técnicos e 93,2% dos tecnólogos estavam empregados um ano após formados.

O Centro Paula Souza também oferece cursos de Pós-Graduação stricto sensu e lato sensu. Implantado em 2003, o Programa de Mestrado em Tecnologia é recomendado pela Capes e reconhecido pelo MEC. A instituição ainda oferece Formação Inicial e Continuada de Trabalhadores.

Bom desempenho

Pelo terceiro ano consecutivo, as unidades do Centro Paula Souza se destacam no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No Estado de São Paulo, entre as 20 escolas públicas com melhor pontuação, 13 são Escolas Técnicas (Etecs) - na Capital, as Etecs ocupam as 11 primeiras colocações entre as estaduais -, de acordo com a classificação da última prova, realizada em agosto de 2007. A Escola Técnica de São Paulo (Etesp) ficou em 9º lugar entre as escolas públicas de todo o Brasil.

Os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) mostram ainda que, em todo o Brasil, entre as 20 melhores públicas estaduais, 14 são Etecs.

Plano de expansão

A meta do Governo paulista é dobrar o número de Fatecs e ampliar a oferta de vagas nas Etecs, mantendo a qualidade do ensino.

Fatecs - Em 2006, o Estado contava com 26 Faculdades de Tecnologia. De janeiro de 2007 até agora, a administração estadual criou 21 novas Fatecs, chegando a um total de 47 unidades, o que representa 80,76% da meta cumprida. O objetivo é chegar a 52 em 2010.

Etecs - As doze Etecs implantadas em 2007 ficam nos municípios de: Araçatuba, Diadema, Ferraz de Vasconcelos, Ibitinga, Itanhaém, Palmital, Piraju, Teodoro Sampaio e 4 em São Paulo (Etec de Itaquera, Etec Dra. Maria Augusta, Etec Parque da Juventude e Etec de Sapopemba). Em 2008, até o mês de setembro, foram criadas mais 13 Etecs, localizadas nas cidades de Cajamar, Cubatão, Piracicaba, Santana de Parnaíba, São José dos Campos, São Paulo (3 unidades: Etec de Artes, Etec Arthur Alvim e Etec de Vila Formosa), São Sebastião, São Vicente, Suzano, Vargem Grande do Sul e Votorantim.

Um comentário:

@ricardoszm disse...

Que ótima postagem, esse ano eu passei nos vestibulinhos (exames para o ingresso nas escolas técnicas), e realmente o ensino de Etecs é diferenciado, eu passei na Etesp, Liceu de Artes e Ofícios de SP, e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP-SP, antigo Cefet-SP)