quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Fraternidade e superação da violência




A partir desta quarta-feira começa oficialmente a Campanha da Fraternidade, estabelecida pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), este ano sob o tema “Fraternidade e Superação da Violência”, feliz e oportunamente escolhido em razão do atual cenário de violência em nosso Brasil. 

O objetivo da campanha, proposto pela Igreja, é chamar a atenção para que o assunto seja discutido, debatido e que o poder público, responsável pela segurança, em conjunto com a sociedade politicamente organizada, busquem uma solução urgente para este estigma que vem massacrando o cotidiano nacional.

Os números oficiais espantam pela sua dimensão. Em 2017 tivemos nada menos que 61 mil homicídios, cerca de sete pessoas mortas por hora, em todo o Brasil, de acordo com o Atlas da Violência, divulgado no começo deste ano pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). E estes números só aumentam a cada ano. Os jovens ainda são os protagonistas desta trágica estatística. Entre 2012 e 2015 mais de 30 mil jovens, entre 15 e 29 anos foram assassinados no Brasil. As mulheres também estão entre as grandes vítimas da violência, com o registro de 12 assassinatos e 135 estupros por dia em nosso país.

No Estado de São Paulo a luta contra a violência tem sido travada com rigor. A trajetória da queda dos crimes completou 18 anos em 2017. Neste período, graças aos fortes investimentos em segurança pública, saímos de 35,2 mortes a cada 100 mil habitantes para 8,12 homicídios por 100 mil habitantes, uma gratificante redução de 77% dos crimes no Estado. Estes números representam uma gota de esperança em dias melhores e menos violentos em nosso estado e quiçá, com a união dos nossos esforços, em todo o Brasil.

E como aponta o contexto da Campanha da Fraternidade, precisamos combater a violência não apenas com os mecanismos de segurança que possuímos, mas também pela atitude de viver a fraternidade nas relações humanas, ver o outro como irmão com dignidade e respeito. 

Fraternidade sim, violência não. Já passou da hora de construirmos um país mais seguro e mais digno para todos nós.

Célia Leão
Deputada Estadual – PSDB – SP

Nenhum comentário: