quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Eleitor tem até dia 9 de maio para regularizar título




O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informa que o dia 9 de maio é o último dia para tirar o título eleitoral, transferir ou revisar os dados cadastrais. Quem vai tirar o título pela primeira vez deve comparecer ao cartório com comprovante de residência atual e um dos seguintes documentos: carteira de identidade (RG), certidão de nascimento ou de casamento, carteira de trabalho, passaporte ou credencial de exercício profissional (OAB, CRM, CREA etc). A carteira nacional de habilitação (CNH) não é aceita.

Para realizar a transferência do título para outra cidade, é necessário saber qual a zona eleitoral designada no município atual de residência. É possível consultar no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) – www.tre-sp.jus.br – usando CEP e o nº da casa.

O dia 9 de maio também é a data limite para pagar as multas cobradas de quem se ausentou em eleições anteriores sem justificativa. A multa é de R$ 3,51 por cada turno não votado.

Voto em trânsito
De 17 de julho a 23 de agosto, o eleitor pode habilitar-se para votar fora de seu domicílio eleitoral, mas apenas para o cargo de presidente da República. Os locais de votação dos municípios com mais de cem mil eleitores que terão seções disponíveis para o voto em trânsito
ainda serão divulgados pelo TSE.

Acessibilidade
Dia 9 de maio também é o prazo final para que pessoas com deficiência que necessitam de atendimento especial informem sua situação à Justiça Eleitoral para que sejam remanejadas para uma seção adaptada.

O vídeo sobre acessibilidade também começou a ser divulgado em todo o país e está disponível no 
Portal do TSE.

Nenhum comentário: