quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

CPI dos Maus Tratos Contra Animais ouve professor da Unicamp



A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que investiga os maus tratos a animais no Estado de São Paulo, se reuniu no dia 13 de dezembro, na Assembleia Legislativa, para ouvir o professor do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Wagner José Fávaro.

A deputada Célia Leão, que é membro efetivo da Comissão, participou da reunião. O objetivo foi questionar a Unicamp sobre quais são os métodos utilizados na universidade para os quais não há possibilidade de substituição. O professor explicou que, para o curso de medicina, animais ainda são utilizados no aprendizado, e que, desde 2016, os cursos não-médicos e de pós-graduação já não utilizam mais os animais.

Célia Leão perguntou se os cuidados com os animais seguiam a lei. Em resposta, o professor disse que os alunos são supervisionados e há um profissional da área veterinária que acompanha os procedimentos. Além disso, afirmou que a universidade segue a Lei Arouca (Lei Federal 11.794/2008), que regulamenta a utilização científica de animais. 

A CPI é presidida pelo deputado Feliciano Filho (PSC), que vai encaminhar as informações para o Ministério Público. A próxima reunião da Comissão está agendada para o dia 19 de dezembro, na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Nenhum comentário: