segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Câncer de Mama - SP realiza o Outubro Rosa

Medidas como o autoexame e a redução de tempo entre o diagnóstico e início do tratamento fazem a diferença

Outubro Rosa é a campanha de conscientização sobre o câncer de mama, que  é a principal causa de morte por neoplasia (tumor) nas mulheres brasileiras. A redução do número de mortes está relacionada ao tempo entre o atendimento e o diagnóstico d
a doença, mas também pode ser alcançada por meio de providências simples, como o auto exame e exames médicos regulares.

Segundo o Hospital Pérola Byington, da Secretaria da Saúde do Estado, considerado referência no atendimento à saúde da mulher, o tempo de espera entre o diagnóstico e o início do tratamento é superior a 120 dias, na maioria dos casos. Neste período há progressão de tumores em estágio inicial para avançado e consequente aumento no número de mortes.

Com a adoção de medidas como a implantação de pronto atendimento em consultas únicas reunindo médicos mastologistas e médicos ginecologistas, o hospital conseguiu reduzir o tempo de diagnóstico de 90 dias para apenas quatro horas.

Para isso, os profissionais envolvidos receberam treinamento em atendimento resolutivo para realização de biópsias por ultrassom, reforço de infraestrutura das instalações e aquisição de novos equipamentos. Com essas providência, além de reduzir o tempo para diagnósticos, foi possível ampliar o número de atendimentos. A redução dos índices de mortalidade foi de 19,2%, em 10 anos.

Portal do Governo de S.Paulo

Nenhum comentário: