quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Dia da comunidade alemã é tema de sessão solene na Assembleia

Prestes a completar dois séculos da chegada dos primeiros imigrantes alemães no Brasil, essa comunidade foi homenageada nesta segunda-feira, 22/8, pela Assembleia Legislativa de São Paulo, Estado cuja região metropolitana concentra o maior número de empresas alemãs fora da Alemanha.

A deputada Célia Leão, que presidiu o evento, declarou que a comunidade alemã leva contribuição para qualquer país.

Ela afirma que o Brasil e São Paulo acabam ganhando, pois milhares de alemães residem no Estado. "Isso significa, também, um apoio integral em saúde, educação, desenvolvimento, tecnologia e geração de divisas. Eles contribuem com indústrias e outras áreas, sempre com tecnologia de ponta. Nós aqui da Assembleia temos obrigação, além do prazer, de todos os anos fazer essa saudação à comunidade alemã", ressaltou.
A educação foi destaque na cerimônia. Mauritius Reisky Von Dubnitz, diretor e vice-presidente da fundação Visconde de Porto Seguro, foi homenageado com uma placa comemorativa. "Estamos recebendo 170 alemães como intercambistas e também enviamos para a Alemanha, a cada ano, essa quantidade de alunos. Formamos mais de mil alunos que tem a total possibilidade de, a qualquer momento, estudar em uma universidade alemã. E isso muito nos orgulha", declarou Mauritius.

O Estado de São Paulo possui a maior comunidade alemã do Brasil, que trabalha não só nas indústrias e comércio, mas também na área cultural. "Somos 60 instituições de língua alemã em São Paulo e nos reunimos a cada dois meses para verificar o que podemos melhorar para contribuir com São Paulo", enfatizou Klaus Wilhelm Lege, presidente da Corporação Alemã de São Paulo.

Participaram da mesa, além dos citados, Axel Zeildler, cônsul-geral da Alemanha em São Paulo, e Stefan Graf Von Galen, presidente do Colégio Benjamin Constant.

Mauritius Reisky Von Dubnitz, Stefan Graf Von Galen, Célia Leão, Axel Zeidler e Klaus Wilhelm Lege

Nenhum comentário: