segunda-feira, 21 de março de 2016

'Realizei o sonho de trabalhar', diz jovem de Campinas com Down

Jovens com síndrome de Down de Campinas (SP) contaram ao G1 como a oportunidade de buscar e conquistar o primeiro emprego mudou a realidade em que eles vivem. "Tenho quatro sonhos, um deles é trabalhar. Meus outros sonhos são casar, ter filhos e conhecer o Projac [estúdios de gravação da TV Globo no Rio de Janeiro]. Conheço tudo das novelas, assisto a todas das 16h até as 22h. O meu desejo é ter uma esperança grande na minha vida", diz Giovanna Mammana, de 19 anos.  Esta segunda-feira (21) é o Dia Internacional da Síndrome de Down.

Giovanna começou no seu primeiro emprego na semana passada. Ela trabalha na rede de farmácias Drogasil e conseguiu se inserir no mercado após um curso de capacitação profissional da Fundação Síndrome de Down de Campinas. A jovem contou que o seu currículo com cursos e estágio a ajudou. 

O curso dura cerca de sete meses, sendo três deles teóricos e quatro de vivência prática. Segundo a coordenadora da fundação, Ana Carolina Freitas, a capacitação não se aplica a uma carreira específica. Mas dá suporte paras boas práticas em qualquer área de atuação.
"O curso ensina como se portar no emprego, falamos sobre entrevista, horários, roupas, comportamento, entre outras coisas", explica  Ana Carolina.

LEIA A MATÉRIA COMPLETA NO SITE DO G1

Nenhum comentário: