segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Assembleia de SP indica mais de 200 cidades a receber verba para turismo

Deputada Célia, coordenadora da Frente Parlamentar
de Apoio ao Turismo
Os deputados estaduais paulistas apresentaram neste ano 282 projetos para indicar cidades como de interesse turístico. O prefeito do município que ganhar esse título vai receber R$ 600 mil por ano do governo estadual para investir no turismo. No entanto, parte das cidades indicadas estão longe de preencher os requisitos mínimos da lei. A lista de municípios de interesse turístico terá no máximo 140 cidades.

O secretário de turismo do estado, Roberto de Lucena, diz que, apesar da corrida, os deputados estaduais não têm  poder de decisão. Uma comissão de turismólogos vai dizer quais cidades têm condições de receber o título e o dinheiro.

"O que precisa ficar claro é que o critério para um município se transforme de interesse turístico não é político, é um critério técnico. Isso passará por uma análise técnica inclusive por um laudo que deverá ser certificado pela Secretaria de Turismo", afirmou.

Dos projetos de lei na Assembleia Legislativa, 132 entraram em tramitação antes mesmo da definição das regras e por isso tiveram que ser arquivados.
Algumas cidades receberam mais de uma indicação. Barretos, por exemplo, foi lembrada em projetos de seis deputados. A lei diz que pra ser de interesse turístico, são condições indispensáveis ter serviço médico emergencial, meios de hospedagem, serviços de alimentação e de informação turística, e um plano diretor de turismo.

Depois de três anos, as três cidades de interesse turístico mais bem avaliadas podem subir de posto e ganhar o título de estância turística. Assim, tem o direito de receber mais dinheiro do governo do estado.

Nenhum comentário: