sexta-feira, 7 de março de 2014

8 de março - Dia Internacional de Luta



O dia 8 de março está intimamente ligado aos movimentos feministas que buscavam mais respeito e dignidade para as mulheres, que até o começo do século 20 ainda eram submetidas a um sistema desumano de trabalho, com jornadas que chegavam a doze horas diárias, em ambientes frequentemente insalubres e perigosos, e com salários muito abaixo do necessário para uma vida digna.

No dia 8 de março de 1857, nos Estados Unidos, 129 operárias foram violentamente mortas quando reivindicavam uma jornada de “apenas” 10 horas diárias de trabalho. Por este motivo, em 1910, durante a 2ª Conferência Internacional de Mulheres, ficou determinado que a data fosse declarada como o Dia Internacional da Mulher, em homenagem àquelas mulheres que morreram lutando por uma vida melhor.

E este cenário de luta ainda permanece vivo em pleno século 21. É claro que muita coisa mudou durante todo este tempo, como a emancipação feminina para o mercado de trabalho com salários mais próximos aos dos homens, o exercício de funções que antes eram exclusivas do mundo masculino, o direito ao voto, as liberdades sexuais, entre muitas outras conquistas que colocaram a mulher em condição de direitos e deveres equivalentes aos dos homens em nossa sociedade atual.

O Dia Internacional da Mulher é uma data especialíssima para que possamos refletir sobre como estamos lidando com a condição feminina nos dias atuais. Já caminhamos muito desde aquele fatídico 8 de março de 1857. Mesmo assim ainda há um longo caminho a ser trilhado para romper as barreiras e tabus que insistem em atravancar os avanços necessários, e que precisam ser banidos da nossa sociedade como condição essencial para a criação de um mundo justo, solidário e harmonioso para todos nós. E essa é a nossa luta, sempre.

Célia Leão
Deputada Estadual
PSDB - SP

Nenhum comentário: