terça-feira, 11 de junho de 2013

Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência é oficializada em Campinas



Nesta terça-feira, dia 11 de junho, Campinas vivenciou um de seus momentos mais importantes. O prefeito Jonas Donizette sancionou a Lei que cria a oficialmente a Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida.
 
A solenidade lotou o Salão Azul da Prefeitura com a presença de secretários, vereadores, membros do judiciário, OAB e ativistas do setor para pessoas com deficiência.

A secretária titular da pasta será a Dra. Emmanuelle Garrido Alkmin, que já havia assumido interinamente a secretaria. Em um discurso emocionado, Emmanuelle contou um pouco da história de sua vida e falou da importância das leis e da tecnologia para a melhoria da qualidade de vida dos portadores de deficiência. Emmanuelle tem deficiência visual.

“As pessoas com deficiência são, antes de mais nada, cidadãos que lutam por seus direitos, que valorizam o respeito pela dignidade, pela autonomia individual, pela plena e efetiva participação e inclusão na sociedade e pela igualdade de oportunidades. A deficiência é apenas um detalhe, mais uma característica da condição humana”, disse Emmanuelle.

Para a deputada Célia Leão, uma das maiores incentivadoras a respeito da criação da nova secretaria, trata-se de uma grande conquista para Campinas. “Finalmente, depois de longa data na luta pela criação da secretaria, estamos dando um dos passos mais importantes nas questões que envolvem as pessoas com deficiência em nossa cidade. De agora em diante é trabalhar muito tendo como foco o respeito e a inclusão de milhares de pessoas”, comemorou a deputada tucana.

A Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida já existia de forma extraordinária na estrutura da prefeitura desde o início de 2013 e, agora, com a oficialização, passa a ter dotação orçamentária própria e pode celebrar convênios e parcerias com autonomia administrativa.













Nenhum comentário: