segunda-feira, 3 de junho de 2013

Projeto une esporte e reabilitação para pacientes com câncer de mama

Paciente simula uso do equipamento. Foto: Simone Nieves
No dia 27 de maio, o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo – Icesp recebeu da Rede de Reabilitação Lucy Montoro um equipamento que simula o remo. Esse aparelho auxiliará as pacientes com câncer de mama no processo de reabilitação. 

O projeto chamado Remama é pioneiro no país para a reabilitação de pacientes em tratamento desse tipo de câncer. Inspirado em um modelo internacional, que começou no Canadá, o Remama terá três estágios. Primeiro as pacientes que passaram por cirurgia ou sessões de quimioterapia, farão exercícios de remada realizadas no Icesp, posteriormente treinarão no “barco escola” no Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo – Cepeusp, e por final farão os exercícios na Raia Olímpica de Remo da USP. 

No lançamento do projeto, a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dra. Linamara Rizzo Battistella, destacou o cuidado que o Icesp está tendo em relação ao desenvolvimento de centros voltados às pessoas com câncer. “O Icesp tem a preocupação de desenvolver uma linha de cuidados integrais para as pessoas com câncer e tem trazido dentro dessa filosofia uma oportunidade incrível de levar mais conhecimento, mais experiência, mais ciência para todos os centros que atendem pacientes com câncer dentro e fora do nosso país”.

Nenhum comentário: