terça-feira, 19 de março de 2013

Mobilidade e cidadania



No dia 20 de fevereiro, o governador Geraldo Alckmin assinou o Decreto nº 58.897, que estabelece a isenção do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) também para pessoas com deficiência não condutoras, ou seja, deficientes mentais, autistas e cegos, que passaram a ter o direito à compra de carros novos sem o imposto. De acordo com a legislação, estas pessoas adquirirem o veículo por meio de seus tutores legais e indicam três pessoas que poderão conduzi-lo na hora de utilizar o transporte
 
Este benefício já havia sido outorgado pelo Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária), por meio do Convênio 38/2012, assinado em março de 2012. Até então apenas as pessoas com deficiência condutoras, aquelas que possuem CNH especial, e que estão aptas a dirigir carros devidamente adaptados, como é o meu caso, é que tinham o benefício da isenção do ICMS na hora de comprar um carro novo. 

A medida era esperada há muito tempo por parte das famílias, como a possibilidade de comprar um veículo usando o desconto garantido por lei para o transporte destas pessoas. Com isso, além da promoção do direito constitucional de ir e vir, o governo paulista passa a contribuir ainda mais no processo de inclusão social dos deficientes. E não comente no Estado de São Paulo, interessados de outras unidades da federação também celebraram a assinatura do Decreto, pelo motivo de que boa parte dos automóveis é montada em São Paulo e o processo de isenção precisa, de acordo com a legislação, ser aprovado pela secretaria fazendária do local de origem do veículo.

Comemorações à parte, com o novo decreto, o mercado automotivo direcionado ao setor de pessoas com deficiência vai aquecer ainda mais, e com isso haverá uma boa elevação na quantidade de processos de pessoas interessadas em obter o benefício. Neste sentido, me reuni com o Secretário Estadual da fazenda, Andrea Calabi, para tratar justamente deste assunto, para que não haja atrasos na liberação das outorgas da isenção tributária. A promessa é de que novos funcionários serão alocados para este setor e que farão uso cada vez maior da informatização para agilizar o sistema de análise e liberação que, em breve deverá ser de, no máximo, 30 dias.

Promessa é dívida, e que, certamente, será cumprida. A população de São Paulo e do Brasil agradece antecipadamente.

Célia Leão
Deputada Estadual
PSDB - SP

Nenhum comentário: