sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Carretas vão correr estado para capacitação

Quatro unidades móveis visitarão 30 municípios com cursos do Via Rápida Emprego, que deve atender 125 mil pessoas

O Via Rápido Emprego, programa do governo do estado lançado em julho do ano passado, apresentou nesta terça-feira suas quatro primeiras unidades móveis, que devem ajudar o projeto a fechar 2012 com o número de 125 mil alunos atendidos. Trinta municípios receberão os cursos itinerantes, oferecidos em carretas com área interna de 60 m² e equipadas para aulas de soldagem, vestuário, hospitalidade e imagem pessoal. Gratuitos, os cursos são oferecidos preferencialmente para quem procura o primeiro trabalho ou está desempregado.

As carretas devem atender 240 alunos por mês, tempo médio de cada curso itinerante. As aulas vão ser realizadas de segunda a sexta-feira, em três períodos. A capital paulista está entre as quatro primeiras cidades contempladas. A carreta de Imagem Pessoal vai ser instalada próxima ao Parque das Fontes do Ipiranga, na Zona Sul, a partir da segunda quinzena de fevereiro.

Sessenta alunos - 20 por turno - terão aulas de maquiagem e cabeleireiro. Santos, Campos do Jordão e Matão são os outros municípios da primeira parada. Os cursos são definidos de acordo com as demandas regionais. Até 2014, serão 12 postos itinerantes.

Governo oferece subsídios a alunos
As inscrições para os cursos do Via Rápida Emprego podem ser realizadas pelo site www.viarapida.sp.gov.br. É preciso ter pelo menos 16 anos e ser alfabetizado. As aulas são gratuitas e os participantes recebem material didático e subsídio de R$ 120 para o transporte. Desempregados têm direito à bolsa mensal de R$ 210 durante o curso.

Nenhum comentário: