segunda-feira, 4 de julho de 2011

Secretaria de Saúde de SP pede doação de leite materno

A Secretaria de Saúde de São Paulo pede às mulheres de todo o Estado que estejam amamentando que façam a doação de leite materno neste mês de julho. As baixas temperaturas e, principalmente, o período de férias escolares fazem com que haja queda de até 50% no volume de leite dos bancos, que é usado para alimentar os bebês prematuros ou doentes, que estão internados e precisam ganhar peso.

Mulheres de qualquer idade, que tenham bebês sendo alimentados exclusivamente com leite materno e que tenham sobra do alimento, podem ser voluntárias e ajudar outros bebês. As únicas exigências são que as doadoras não estejam tomando nenhuma medicação, drogas ilícitas ou fumando mais de dez cigarros por dia.

A secretaria destaca que, comprovadamente, as mulheres que amamentam e doam o leite evitam o empedramento das mamas e têm recuperação da forma física mais rápida. As mulheres que puderem colaborar podem entrar em contato com o banco de leite mais próximo de sua residência para pedir orientação sobre a forma correta de coleta e armazenamento. A lista das unidades está disponível no portal www.redeblh.fiocruz.br.

Nenhum comentário: