terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Pais barram filho deficiente na escola

Principal razão para não incluir criança na rede comum é crença de que ela não conseguirá aprender, diz pesquisa

Antônio Gois e Cláudia Collucci

As barreiras que dificultam a inclusão de crianças com deficiência em Escolas comuns não são apenas físicas. Muitas vezes, elas começam na própria casa.

Foi o que detectou pesquisa do Ministério do Desenvolvimento Social com 190 mil famílias que recebem o Benefício de Prestação Continuada, por terem em casa criança ou jovem com deficiência, física ou intelectual.

O estudo mostrou que a maioria (53%) das famílias cujas crianças não estavam na Escola apontou como razão o fato de considerar que os filhos não tinham condições de aprender.

O benefício, previsto na Constituição, é pago apenas a famílias com renda per capita inferior a R$ 127,50 (um quarto do salário mínimo).

A coordenadora-geral de acompanhamento dos beneficiários, Elyria Credidio, diz que é preciso considerar que essas famílias investigadas na pesquisa vivem em situação de pobreza, antes de acusá-las de preconceito.

"São pessoas que, muitas vezes, já tentaram acesso ao posto de saúde ou a uma Escola, mas não foram bem atendidas e não estão conscientes a respeito dos seus direitos. Ainda estamos em processo de transição para uma Educação inclusiva para todos", afirma Elyria.

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